Skate

Skate feminino: inclusão, superação e a revolução no esporte radical

O skate feminino é considerado uma história de superação! Embora o esporte tenha se popularizado entre os anos 70 e 80, foi somente nas últimas décadas que as mulheres começaram a se destacar nesse espaço.

Inicialmente dominado por homens, esse cenário passou por transformações significativas. O número de mulheres no esporte aumentou, principalmente com os movimentos de inclusão que ofereceram mais visibilidade. O skate feminino surge com o intuito de quebrar barreiras e ampliar horizontes para novas gerações.

Continue a leitura para entender a evolução da modalidade ao longo do tempo e como esse esporte tem se tornado mais inclusivo.

A ascensão das mulheres no skate

Inicialmente predominado por homens, o skate baseava-se em normas sociais e culturais, onde a participação feminina era limitada em diversas esferas.

Diversas vezes negligenciadas e deixadas em segundo plano, devido ao machismo e ao preconceito enraizados, as mulheres sempre estiveram presentes no movimento. As primeiras skatistas que se desafiaram no esporte enfrentaram a falta de apoio. Entretanto, a dedicação dessas esportistas trouxe inspiração para futuras gerações.

Stephanie Moraes e Karen Jonz são duas das primeiras skatistas a se destacarem no esporte, nos anos 80 e 2000, respectivamente. Com suas habilidades, trouxeram notoriedade à mulher no skate e, assim, abriram caminhos para outras competidoras.

Além disso, Karen fundou, em 2009, a Associação Brasileira do Skate Feminino, visando promover a inclusão da mulher no esporte radical.

Mudanças no cenário

O skate sofre preconceitos por ser considerado um esporte periférico. Pesquisa do Datafolha aponta que essa atividade é praticada principalmente pela classe C, enquanto a CBSk (Confederação Brasileira do Skate) mostra que somente 10% dos praticantes são mulheres.

A partir dos anos 2000, surgiram competições e categorias exclusivamente femininas e, dessa forma, a mulher ganhou maior visibilidade no esporte. Organizações e coletivos foram criados com o intuito de promover a atividade entre o público feminino, com workshops, encontros e campeonatos que incentivaram a participação do gênero nessa comunidade.

Apesar disso, mesmo com algumas prefeituras oferecendo apoio em projetos, muitos skatistas ainda encontram dificuldades para seguir na carreira, devido à marginalização do esporte e à invisibilidade das mulheres nesse cenário no país.

Skatistas que estão fazendo história

Em 2020, o skate foi incluído nas Olimpíadas de Tóquio, com categorias masculinas e femininas, marcando um grande momento para o esporte e aumentando sua visibilidade. O evento trouxe notoriedade para meninas que disputaram nas categorias de street park, e suas conquistas incentivaram outras mulheres na busca pelo sucesso.

Rayssa Leal se tornou a 5ª medalhista mais jovem na história das Olimpíadas e, ao lado de Letícia Bufoni e Pâmela Rosa, mostrou que nosso país é referência na modalidade de skate street. Enquanto isso, no skate park, Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco, mesmo sem alcançar o pódio, demonstraram que o importante é o espírito esportivo.

Hoje, Rayssa sustenta sua família por meio do esporte. Ultrapassando as vitórias, as skatistas motivam mulheres de todas as faixas etárias, sendo grandes referências nesse universo. Todas essas conquistas são somente o começo do que esse movimento cultural tem a oferecer. O skate tem potencial para ser ainda mais reconhecido e investido.

A Libre e o incentivo à participação feminina no esporte

A Libre Skate Park tem como compromisso a inclusão de mulheres no esporte radical. Nossas aulas são voltadas para todos os níveis e oferecemos um ambiente acolhedor e seguro para que meninas e mulheres evoluam na atividade.

Além disso, nosso espaço cria oportunidades para que as skatistas se conectem e troquem experiências, fortalecendo a cena. Queremos que nossa escola seja um local onde todas se sintam à vontade para desenvolver suas habilidades.

Agora é a oportunidade perfeita para iniciar sua trajetória no skate. O esporte está em ascensão e você pode descobrir os benefícios dessa prática. Oferecemos o suporte necessário para você começar sua jornada. Venha para a Libre e aprenda skate com quem acredita no seu potencial. É hora das mulheres terem mais espaço para brilhar!

plugins premium WordPress