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Os segredos das franquias de sucesso: lições para quem quer investir

Os segredos das franquias de sucesso: lições para quem quer investir

Metadescrição: Descubra os segredos das franquias de sucesso e aprenda como investir de forma estratégica e rentável no setor de franchising.

Franquias de sucesso podem ser promissoras, possibilitando êxito profissional e financeiro. Porém, para isso, é necessário dedicação, organização e paciência.

Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras movimentaram o mercado em 240,6 bilhões em 2023, crescendo 10% em 2024 e batendo recordes de empregos.

A escolha do setor é o primeiro passo, e no Brasil algumas áreas demonstram grande crescimento. Entretenimento, lazer e esporte são alguns segmentos que vêm aumentando a demanda, com consumidores fiéis.

As novas tendências de consumo fazem com que franquias nesses campos tenham potencial para se expandir rapidamente, principalmente quando relacionadas a um modelo de negócio inovador.

Continue a leitura e descubra lições e segredos para investir em uma franquia de sucesso.

O que define uma franquia de sucesso

Primeiramente, é importante analisar o potencial de mercado da franquia. Um setor em alta tem mais chances de alcançar êxito, portanto, é preciso verificar a evolução da área nos últimos anos e as previsões para os próximos. Assim, o investimento se torna mais seguro.

A transparência na comunicação é outro pilar fundamental para manter o sucesso; o consumidor valoriza os valores que a marca representa ao fazer uma compra. A ideologia, os números e as ideias precisam estar expostos aos franqueados e clientes.

Profissionalismo e comprometimento também são importantes para o sucesso de uma franquia. Quanto maior a honestidade, mais chances de crescimento. Além disso, o treinamento e o compartilhamento de informações entre franqueadora e franqueado demonstram a seriedade da marca.

Com cuidado, persistência e análise, é possível fazer com que sua franquia seja bem-sucedida.

Exemplos de boas práticas no setor de franchising

Seguir regras e focar na qualidade é fundamental no relacionamento entre franqueador e franqueado. As boas práticas definem a atuação para que todos se beneficiem do sistema, diminuindo riscos e conflitos.

O que se espera do franqueador

  • Serviços diferenciados que possibilitam a competitividade no mercado;
  • Registro da marca e identidade visual com direito de exclusividade garantido ao uso por franqueados;
  • Relacionamento que minimize conflitos;
  • Regras claras conforme a Lei de Franquia Empresarial;
  • Treinamentos constantes, além de modernização e capacitação;
  • Suporte para o crescimento dos franqueados;
  • Cumprimento das regras do contrato;
  • Transparência nas tomadas de decisão;
  • Uso adequado do fundo de propaganda, com a contabilidade de recursos transparente.

O que se espera do franqueado

  • Cumprimento dos padrões determinados;
  • Participação em treinamentos;
  • Empenho na manutenção de clientes;
  • Monitoramento da concorrência;
  • Boa gestão financeira;
  • Contribuição para o crescimento contínuo;
  • Bom relacionamento com o franqueador e outros franqueados.

Em uma franquia, o desempenho de uma empresa pode prejudicar o das demais. Por isso, são diversos os fatores que responsabilizam o sucesso ou insucesso de uma marca.

Fatores Críticos de Sucesso (FCS)

  • Elaboração de um planejamento estratégico a longo prazo;
  • Definição do perfil do franqueado;
  • Capacidade de investimento próprio;
  • Comunicação transparente;
  • Estratégia de marketing;
  • Adequação ao modelo de negócio;
  • Plano de melhorias constante;
  • Parceria com fornecedores.

Os FCS refletem a empresa e representam a sua resistência no mercado.

O impacto da experiência do cliente no sucesso da franquia

Uma gestão competente precisa cuidar da satisfação de seus clientes; são eles que estimulam a lucratividade. Um consumidor satisfeito e fidelizado contribui para a expansão sustentável da marca.

Clientes realizados retornam para comprar mais, além de indicar a marca a amigos e familiares. Um franqueado motivado e engajado presta um serviço de maior qualidade, atraindo ainda mais pessoas para a marca.

Por meio de estratégias, é possível certificar-se de que tanto franqueado quanto cliente sintam-se satisfeitos. Entender as necessidades e preocupações do consumidor ajuda na melhoria contínua. Com feedback, é possível implementar ajustes e aperfeiçoar a comunicação entre ambos os lados.

Pesquisas também garantem uma comunicação mais alinhada, fortalecendo o relacionamento.

O diferencial da metodologia Libre

A Libre Skate Park une diversão e comprometimento ao ensinar pessoas a manobrar skate e patins. Nossa marca já foi notícia em canais como UOL, Globo e SBT, além de ter sido nomeada uma das Melhores Franquias do Brasil pela edição de 2024 da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O que acha de fazer parte da única rede de franquias focada no ensino de esportes radicais no Brasil? Oferecemos metodologia de ensino exclusiva criada por profissionais altamente experientes, uma cultura organizacional focada em liberdade e bem-estar, treinamentos, além de alta rentabilidade.

Com unidades presentes já no Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima, o seu estado pode ser o próximo a contar com a marca Libre! Oferecemos três modelos de franquia, escolha o que mais se adequa aos seus objetivos. São eles:

Home based — Pistas públicas: modelo de microfranquia com valor de investimento inicial menor.

Libre start — Pista: pista compacta com foco em serviços.

Libre standard — Pista + loja: modelo que aumenta o ticket médio com a loja especializada.
Com projeto arquitetônico exclusivo e pensado para chamar a atenção do público-alvo, a Libre é a marca certa para quem deseja crescer em um setor que só aumenta o público.

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