Os esportes radicais são uma tendência que crescem no país, devido ao interesse em adrenalina e novas experiências. Pessoas que querem fugir da rotina repetitiva buscam desafios que necessitam de habilidades e coragem. O crescimento da modalidade torna-a uma oportunidade para uma franquia de sucesso.
Em um país onde o empreendedorismo cresce a cada dia, é fundamental pensar estrategicamente. Conforme o SEBRAE, 24% dos novos negócios fecham as portas antes de completar 2 anos. A abertura de uma franquia é a opção ideal para quem quer obter sucesso em sua carreira.
Continue a leitura para entender sobre o crescimento dos esportes radicais e por que investir em uma franquia de sucesso no mercado esportivo é uma grande oportunidade.
O crescimento dos esportes radicais

O Brasil é um país com muita diversidade, assim como muitas modalidades de esportes radicais. O surfe, o parapente, a escalada, o BMX e o skate são grandes destaques, por oferecerem a possibilidade de expressão individual.
Além da quantidade crescente de interessados, empresas também começam a atuar no segmento. Os esportes radicais estão cada dia mais integrados à cultura de brasileiros que buscam uma vida mais dinâmica.
A saúde e o bem-estar apresentam um impacto positivo, devido ao exercício intenso que melhora a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas. A autoconfiança e o processo de superação de medos auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade.
Cada dia mais valorizados em competições e na cultura pop, o aumento de praticantes gera uma necessidade de lugares com melhor estrutura para uma prática segura.
Skate como estilo de vida e esporte olímpico
No dia 21 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Skate, data criada em 2004 nos Estados Unidos. O esporte surgiu na primeira metade do século XX, e apenas na década de 50, na Califórnia, a prática foi popularizada. Inicialmente chamada de “sidewalk surfing” (surfe de calçada), a atividade foi ganhando seguidores, sendo rebatizada para “skateboard”.
Com o surgimento das competições, o esporte passou por aperfeiçoamentos que possibilitaram novas manobras. Além de suas características únicas, o skate também trouxe estilo de vida e cultura. O freestyle, o vertical e o slalom estão entre as modalidades de prática.
Nos anos 70, o esporte gerou uma imagem negativa devido a acidentes de posturas rebeldes que aconteciam em parques de skate. Na década seguinte, o movimento foi associado ao hip-hop. Já em São Paulo, durante a gestão de Jânio Quadros, a prática do skate foi proibida na cidade, com detenção para quem circulasse com o equipamento.
Foi apenas nos anos 90 que essa modalidade se popularizou entre a cultura urbana, se profissionalizando e ganhando equipamentos sofisticados, além da criação de organizações relacionadas a esse esporte.
Nos Jogos Olímpicos de Verão 2020, ocorridos em 2021 em Tóquio devido ao Covid-19, o skate finalmente tornou-se modalidade olímpica. Foi nessa edição que a brasileira Rayssa Leal conquistou a prata, tornando-se a medalhista olímpica mais jovem do Brasil.
O Atlas do Esporte no Brasil estima que o skate é a sétima modalidade mais praticada no país. O impacto desse esporte ajuda na inclusão de comunidades carentes, influenciando moda, música e arte.
Por que apostar em franquias de esporte?
A franquia é uma alternativa para quem busca investir em algo seguro e com menos riscos. Em marcas já conhecidas pelo público, o empreendedor já recebe todo o negócio definido, com o planejamento já detalhado. Com isso, a sua função será apenas a de aumentar a marca entre os consumidores.
Ou seja, você não começa do zero! Como a relação entre franqueado e franqueador é contínua, o suporte e a consultoria também são constantes. Esse modelo de negócio funciona, pois já foi testado anteriormente, sabendo, assim, o que o público deseja.
Além disso, para a franquia continuar crescendo, o empreendedor precisa estar alinhado aos propósitos da marca. Pensando nisso, os esportes radicais vêm interessando novas pessoas, fazendo com que seja uma grande oportunidade de franquia de sucesso.
Libre Skate Park: uma escolha inteligente

Esporte, lazer e entretenimento estão interligados, e agora você sabe que essa é uma tendência que cresce fortemente entre os brasileiros. Já pensou em unir tudo isso em uma grande franquia de sucesso? A Libre Skate Park é a primeira rede de escolas de skate e patins brasileira com loja e área de alimentação integradas. Visando transformar como o skate e o patins são vistos, queremos desenvolver ambos como estilo de vida e esporte.
Com mais de 1.000 alunos matriculados e diversos professores especializados, contamos com 20 anos de experiência no esporte. Em 2024, ficamos entre uma das Melhores Franquias do Brasil pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios
No momento, estamos presentes nos estados do Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima, com uma estrutura completa e segura. O que acha de levar a marca Libre Skate Park para o seu estado também? Oferecemos os modelos de franquia Home Based, Libre Start e Libre Standard, onde você pode escolher o que mais se encaixa nos seus interesses.
A partir disso, realizamos a separação e aprovação de documentos, esclarecemos suas dúvidas, oferecemos treinamentos e avaliamos o seu perfil, tudo isso antes da inauguração. Conte com vantagens incríveis, como fornecedores especializados, treinamento qualificado, aplicativo exclusivo, projeto arquitetônico próprio, metodologia diferenciada e suporte contínuo.
Expanda-se conosco! Seja parte de uma franquia única no mundo dos esportes radicais.